segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MISSA DO 4º DOMINGO DO ADVENTO


ACOLHIDA
Com: (começa cantando sentado ao lado da casinha de fantoche) Quero dizer meu sim como tu Maria, como tu um dia, como tu Maria.
Sara: Quero amar Jesus como tu Maria, como tu um dia como tu Maria.
Com: Já estamos nos aproximando do Natal e hoje de modo especial nós vemos a figura da mãe.
Sara: Maria foi uma mulher forte e corajosa.
Com: foi sim amiguinha pois sem entender nada do que ia acontecer ela disse sim e o céu inteiro fez uma grande festa.
Sara: e nós também estamos em festa e precisamos fazer como Maria.
Com: é verdade. Todos nós somos convidados a dizer sim aos projetos de Deus, e a deixar Jesus nascer em nossas casas, nosso coração enfim em nossas famílias. Vocês querem?
Sara: eu quero!
Com: Que bom. Que o menininho Jesus então seja bem vindo a nossa casa. Fiquemos de pé e acolhamos com alegria o nosso pároco......

ATO PENITENCIAL (leve um berço de boneca, com um colchão e palavras como perdão, amor..)
Com: Durante todo esse mês fomos convidados a sondar nosso coração, a se arrepender de nossas faltas e a pedir perdão a Deus por tudo que fizemos que não agradou seeu coração. Vocês já repararam uma mãe quando espera uma criança? Ela limpa o bercinho e já tá pronto? Não, o que falta? Um colchão. Hoje nós precisamos ver se não ficou nenhuma sujerinha pra trás e forrarmos nosso coração com o colchão do perdão, do amor, da paciência, da obediência, da união... Nossa vamos preparar essa caminha? Rezem comigo assim: Senhor Jesus, olha o meu coração, se tem alguma coisas que ainda não limpei vem lavar com seu amor. Me perdoa pelos erros que cometi, pelas vezes que magoei ou julguei o meu irmão. Vem lavar meu coração e forrá-lo com seu amor. Dá-me paciência, perseverança.....(deixe o Espírito Santo te conduzir)

HOMILIA
(prepare desenho do anjo, de Maria, de Isabel... conte a história e vá montando um mural na igreja.)
Nossa história começa num dia muito especial quando um anjo apareceu a uma mulher chamada ...(Maria). Ele lhe disse que ela havia sido escolhida para ser a mãe do filho de Deus. E ela nesse momento disse ....(sim). Apenas um sim e toda a história ficou diferente. Ela perguntou como se fará? E o anjo lhe falou que o Espirito Santo lhe envolveria. Maria então partiu e foi ajudar sua prima Isabel. Isabel era velha e estava grávida de João...(Batista). Quando Maria chegou o bebê de Isabel estremeceu no seu ventre e ela também ficou cheia do Espírito ...(Santo)
Isabel não sabia do que tinha acontecido com Maria e ainda assim exclamou: donde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor? Como será que ela ficou sabendo? Foi o Espírito de Deus que revelou isso a Isabel. E ela completou: bem aventurada és tu que creste, e por causa de seu sim hão de se cumprir as promessas do Senhor.
Maria depois vai embora. Ela e José vão procurar um lugar para o menino Jesus nascer. Não tinha hotel, nenhuma casinha. Sabe onde ele nasceu? Numa estrebaria. Hoje a história de Jesus se repete. Ele quer um lugarzinho pra nascer. Pode ser no seu coração? Será que Ele encontrará um lugar pra nascer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO