terça-feira, 19 de janeiro de 2010

3º DOMINGO COMUM


Acolhida
Com: Bom dia! Que alegria estar aqui mais uma vez.
Fantoche: Bom dia! Cada domingo eu fico ainda mais feliz.
Com: por que amiguinho?
Fantoche: por que toda vez que eu venho aqui eu me sinto mais pertinho de Jesus.
Com: e hoje amiguinho você vai se sentir mais perto ainda pois vamos aprender que ouvir a palavra de Deus por meio das leitura é escutar a própria voz de Deus.
Fantoche: que legal! Oba! Vamos começar depressa, chama logo o padre tia..... pois quero ouvir logo o que Jesus quer me falar.
Com: calma amiguinho. Respire menino! Todos em pé acolhamos com alegria nosso pároco....

Ato Penitencial
Roberta:Oi Renatinho. O que esta acontecendo? Você parece tão triste.
Ana: Oi Dani. To me sentindo estranho, acho que to doente. Olha aui meu coraçãozinho, ta batendo tão fraquinho. Parece que Deus ta tão longe de mim.
Roberta : perai Renatinho conta essa historia direito.
Ana : esses dias contei uma mentirinha pra mamãe, ela descobriu e ficou brava claro. Aí eu briguei com meu irmão por que fiquei nervoso, xinguei meu vizinho, respondi meu pai....
Roberta : perai, isso ta parecendo uma avalanche de pecados. Quando a gente começa com um pecadinho os outros todos vão chegando também.
Ana : então to doente, será que eu tenho cura?
Roberta : claro que tem Jesus é o médico dos médicos. Ele nos da uma injeção de animo e vida nova, Jesus escuta nosso coração e nois da o remédio certo. O remédio do perdão. Quem precisa de remédio? Vamos chamar Jesus.... (conduzir oração de perdão).

Glória: Cantado com a ajuda do fantoche

Liturgia da Palavra
(prepare uma procissão da palavra)
Com: Chegou a hora de ouvirmos a palavra de Deus. A palavra de Deus é luz em nossa caminhada. Vamos acolher a Bíblia que será trazida pelas mãos de uma criança. Que essa palavra nos traga direcionamento e nos ensine a ser como Jesus.

Evangelho
Com: As palavras de Deus são espírito e vida para nós, por isso abramos nosso coração para escutar e aclamar o santo evangelho cantando.

Homilia
(prepare uma mesa com alguns livros de escola, de leitura infantil e uma bíblia)

Renatinho: (entra com uma mochila nas costas e livros na mão) ai, ai o tia Dani to cansado desse tal de livro. È livro na escola, na catequese e até na missa. Pra que que a gente precisa de livro?
Dani: O Renatinho não fala assim não menino.Os livros são muito importantes, pois aprendemos muito por meio deles.
Renatinho: a professora de história quase me deixa louco com tantas datas e dias. Dias e horas, que isso, que aquilo.
Dani: Calma menino. Olha só. Os livros contam história que aconteceram com nossos antepassados. Nós não estávamos aqui, como saberíamos tantas coisas se ninguém tivesse escrito nada?
Renatinho: e os outros livros?
Dani: olha os livros de Ciências ensinam sobre a natureza, os animais e os seres humanos. Os livros de geografia nos ensinam sobre a terra, o solo, a água. Até aqui na missa temos um livro com tantas histórias.
Renatinho: A Bíblia?
Dani: sim, olha ela conta sobre o amor de Deus e a aliança que ele fez com seu povo. Isso tudo lá no antigo testamento.
Renatinho: Eu gosto da história de natal.quando o menino Jesus nasce e os reis vem e..e...
Dani: Isso já se encontra no novo testamento. Ele fala de toda a vida pública de Jesus. De seu nascimento até a ressurreição. São os evangelistas Lucas, Marcos, Mateus e João contam isso pra gente. Também conta da vinda do Espirito Santo lá em atos dos apóstolos. Tem tanta coisa linda.
Renatinho: por isso que hoje na missa tivemos a entrada da Bíblia e todo mundo aplaudiu?
Dani: Foi sim.
Renatinho: Ai sabe de uma coisa to adorando saber sobre os livros. Me deu até vontade de ouvir uma historinha.
Dani: será que dá tempo?
Renatinho: Conta uma bem pequenininha vai?
Dani: (abrir uma bíblia infantil ilustrada e contar uma história de Jesus) Pode-se ler no evangelho a parte que fala que Jesus estava na sinagoga ensinando fechando com o evangelho do dia.

Ofertório
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos ofertar tudo isso no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

Pai Nosso: Gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista

Paz: Fantoche de crianças cantando

Um comentário:

  1. Ana carolina rodrigues16 de junho de 2010 às 19:38

    Oi Dani !!1
    sou sua aluna do setimo ano sala 8.
    adorei conhecer seu blog.Lembra de mim Ana Carolina Rodrigues. o da sala 8.
    sou sua aluna e adoro seu jeito de dar a materia

    xau.bjos

    ASS:Ana Carolina
    escola e.s.segismundo pereira

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO