segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MISSA 2º DOMINGO DA QUARESMA

ACOLHIDA:
COMENTÁRIO: Bom dia!
FANTOCHE– Bom dia (responde mal humorado)
COMENTÁRIO Ué Por que essa tristeza?
FANTOCHE Já esqueceu? Olha só ta tudo roxo. É o tempo da quaresma, temos que rezar muito e ficar triste.
COMENTÁRIO Rezar muito tudo bem, mas ficar triste e de mal humor, não tem nada a ver com quaresma. A quaresma é um tempo para rezar, refletir nossas atitudes, escutar mais a palavra de Deus e fugir das tentações.
FANTOCHE – Ai, hoje de manhã inclusive, eu tive a tentação da preguiça, queria ficar dormindo e não participar da missa. Mas aí eu refleti, pensei no amor de Jesus e pensei xô preguiça. E vim correndo pra missa.
COMENTÁRIO é isso aí, todos nós devemos fazer assim também, procurar vivenciar a cada dia fugindo das tentações. Então com alegria cantemos acolhendo o Pdre. Júlio , os ministros, os coroinhas...

LITURGIA DA PALAVRA:
COMENTÁRIO – Agora assentados ouviremos a Palavra de Deus. Ela nos dá novo ânimo a cada dia.
FANTOCHE – Hoje a palavra será linda. Ouviremos sobre a aliança de Deus com Abraão. Neste tempo que estamos vivendo precisamos aumentar nossa penitência e procurarmos ouvir cada vez mais a Palavra de Deus e abençoar uns aos outros.
COMENTÁRIO – não só nesse tempo de quaresma, mas todos os dias devemos buscar estar mais próximos de Deus e nos preparar para uma grande festa.
FANTOCHE – Ah sim, a festa maior que é a ressurreição de Jesus. Para isso vamos vivenciando esse tempo de quaresma, buscando limpar nosso coração do pecado e ouvindo o que Deus tem a nos dizer.
COMENTÁRIO- ah! Eu já estou doidinha pra saber o que tem na leitura de hoje mas antes vamos abrir nosso coração para acolher a palavra e limpar bem nosso ouvido. (dinâmica do cotonete e dá chavinha abrindo o coraçãozinho).


EVANGELHO –
COMENTARIO: O Evangelho de hoje nos narra a transfiguração do Senhor., e o rosto de Jesus então brilha como o sol. Recebendo essa luz fiquemos de pé e aclamemos o Santo Evangelho.

HOMILIA:
SUGESTÃO- essa sugestão encontrei por acaso no site da catequese católica e achei muito interessante.fiz algumasalterações e acho que será perfeita na missa com crianças.

Prepare um cenário que imite um jornal na TV e uma pessoa com jornais nas mãos em uma banquinha.
Com: Hoje, queridas crianças,ouvimos o relato do evangelho que narra a transfiguração do senhor. O senhor se encheu de luz e até suas vestes ficaram brancas. Transfigurar é mudar. O senhor deixou-se transparecer e seus apóstolos o viram em profundidade. Nós somos também chamados por Jesus a nos transfigurar, a mudar de figura , a mudar a cara do que vivemos .
Vamos dar uma olhadinha pelo mundo com o “Senhor das Notícias” e ficar, por dentro, do que está acontecendo na nossa atualidade
Jornalista: (num programa de TV)Bom dia, estamos iniciando nossa rede de notícias Jornal Udi. Nosso destaques de hoje.
1- Mulher abandona recém nascido e o enterra num buraco de tatu.
2- Jovem de 18 anos se suicida na frente dos pais.
3- Homem seqüestra criança e .....
Essas e outras são os destaques de hoje.
Com:Será que são essas notícias que Jesus esperava de nós ? Será que Jesus fez todo esse sacrifício de morte e de vida, para que nos tornássemos agentes de violência?
Como será que poderíamos mudar essa nossa realidade?
Acho que com umas notícias assim:

Jornalista 2: (na banca)
Atenção... Atenção!!!
Essa semana milhares de jovens passaram a rezar o terço, juntos de suas famílias...
Atenção atenção!!!
Milhares de crianças agora tem seu pão de cada dia, pois as pessoas estão aprendendo a dividir melhor o que tem... Sabendo o valor da palavra partilha.
Atenção... Atenção!!!
Milhares de famílias estão vivendo melhor depois que levaram Deus para dentro de seus lares e descobriram o verdadeiro sentido do amor e da união...
Atenção... atenção!!!
As igrejas estão lotadas de pessoas buscando palavras que salvam e trabalhando por um mundo sem violência, onde a paz é a grande motivação

Com: Acho, crianças, que foram por essas coisas pelas quais Jesus lutou , se mostrou iluminado .O fez para que fôssemos, nós, iluminados também pela sua paz , pelo seu amor , pela sua presença em nós .Ele é o próprio fruto da justiça... Ele é o fruto da paz e do amor.

Vamos todos a seu exemplo buscarmos essa mudança em nosso meio .

OFERTÓRIO:
COMENTÁRIO – Vamos ofertar pro Senhor tudo que trazemos. Não se esqueça de ofertar seu coração do jeitinho que ele tiver.Feche seu olhos e fale com Jesus apresente a ele sua família, sua escola e seus amiguinhos.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
COMENTÁRIO- Agora estamos de frente a Jesus Eucarístico. Ele é nosso alimento, é nossa força. Conta pra Jesus como vão as coisas com você, como tem sido lá na sua escola, fala pra ele da sua professora e pede pra ele vir sobre todas as coisas da sua vida. Agradece a Ele todo seu amor e todas as bênçãos que hoje você levará pra casa.

5 comentários:

  1. Não sei nem como agradecer, Só mesmo pedindo em minhas orações que Deus continue abençoando seu ministério! O ministério da minha paróquia vai realizar a primeira missa das crianças neste 2ª domingo da Quaresma. Super obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Galera do blog voces teriam sugestao para missa de ramos???

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por me ensinar como me expressar diante de Deus e das crianças !!!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO