terça-feira, 9 de março de 2010

MISSA 4º DOMINGO QUARESMA

ACOLHIDA:
Com: Bom dia!Bom dia Talita.
Talita: (prepare um computador de brinquedo para ela, ela o olhará e não responderá nada)
Com: Bom dia! Tem alguém ai? Talitaaaaaa!
Talita: (susto) Ai, ai credo menina se quase me mata do coração.Não ta vendo que eu to super concentrrada aqui.
Com: Tô vendo sim...Está tão concentrada que nem viu que a missa está começando...Não cumprimentou a criançada.
Talita: Desculpa.Bom dia amiguinhos!É que eu to num jogo legal. O jogo da minha fazendo aqui no orkut.
Com: Eu não conheço esse não. Tem mais alguma criança que conhece esse jogo? (se alguma levantar a mão você pode fazer a pergunta a seguir para essa criança e depois voltar para a boneca). Como ele é? fala aí amiguinha.
Talita: Cada um tem uma fazenda. Você tem que deixar ela linda. Plantar, colher e produzir muito.mas pra ganhar o jogo você tem que pegar as coisas da fazenda do vizinho, envenenar a horta dele pra ele não ganhar.
Com: Nossa que feiura! Pra ganhar você tem que fazer coisas ruins. Me dá seu lap top aqui amiguinha.Jesus nos ensina a amar, perdoar a ser misericordioso e não a roubar e sacanear os outros. Você precisa ter mais atenção nessas coisas. Elas aparecem como se não fossem maldosas, mas veja só o que elas estão te ensinando.
Talita: Tenho que ser mais cuidadosa, eu não tinha percebido quanta coisa ruim eu estava fazendo. Bem que você falou na semana passada que a gente ia ser tentado na quaresma e se não prestasse atenção eu ia acabar pecando.Me desculpa.
Com: é claro que sim, afinal você é minha amiguinha e está arrependida.Vou te dar uma tarefa. Pra você e pra todos os papais aqui hoje. No final da missa levem o folheto pra casa e aqui na página 04 tem um texto sobre a internet. Procurem ler e refletir em família. Combinado?
Talita: sim...
Com: Então vamos acolher o padre e os ministros e seguir com nossa liturgia. Cantando.


ATO PENITENCIAL
Talita: Sabe tia......eu tava aqui pensando enquanto a gente cantava essa música linda de acolhida.Vou te dar meu lap top. Não quero mais pecar.
Com: o amiguinha não precisa me dar ele, você precisa aprender a usá-lo. Sabe tem sites lindos que falam de Deus, tem outros que nos ajudam a estudar e tem até jogos que nos ensinam a fazer o bem.
Talita: é que eu quero ficar livre de tudo que me faz pecar. Quero ficar com o coração limpinho.
Com: então é só pedir pra Jesus. Ele te dá um banho de salvação. Te lava com o sabonete do amor e o óleo do perdão.
Talita: você me ajuda.
Com: Tem mais alguém aqui que está precisando deste banho? Então vamos juntos com a mão no coração: Senhor Jesus eu quero te pedir perdão pelas vezes que pequei, que deixei de ajudar para ferir o emu irmão, pelas vezes que magoei ao invés de amar o próximo. Senhor Jesus tende piedade de mim.
LITURGIA DA PALAVRA
Com: Agora ouviremos com atenção a palavra do Senhor. Ela nos guia e ilumina.

EVANGELHO:
Com: provai e vede que o Senhor é bom e suave.Aclamemos com alegria o santo evangelho.

HOMILIA:
  • SUGESTÃO 01: encenar o evangelho. Prepare um teatro simples com o pai e os dois filhos.
  • Faça a narração da história.Personagens:Pai, Mãe, Filho mais novo, Irmão mais velho, empregadas, 2 moças e pessoas para participar da dança
    Cenário: uma mesa, onde uma família, pai, mãe e dois filhos, aparentando serem ricos fazem sua refeição.
  • FILHO: (levanta-se, caminha, de um lado para o outro e diz): - Pai eu decidi mudar o rumo da minha vida, sabe me cansei de estar sempre ao seu lado trabalhando, seguindo os seus caminhos, chega, o mundo é grande demais para eu ficar aqui!
  • PAI: Meu filho olha bem o que você esta dizendo, você quer deixar o seu lar e sair para o mundo.
  • MÃE: O mundo é mau meu filho!
  • FILHO: Eu só quero a minha liberdade! Poder conhecer tudo o que o mundo possa me oferecer, ser feliz!
  • PAI: Olha meu filho, apesar de te amar muito, não posso impedir sua ida.
  • IRMÃO: Ora pai, se ele quer, deixe-o ir. Não sei como pode pensar em deixar a paz o conforto e a segurança em nosso lar por uma aventura!
  • FILHO: Pai eu quero tudo o que é meu, a minha parte na herança.
  • MÃE: É muito perigoso você sair por aí com toda a sua fortuna
  • FILHO: Eu sei, mas é meu direito desfrutar de tudo que tenho.(o pai se levanta e da ordem para as empregadas trazerem suas coisas).
  • PAI: Toma tudo isso é teu, vá meu filho.(filho sai rindo, muito feliz).(o restante da família se abraça muito triste, ficam olhando ele partir, saem de cena em seguida).(entram 2 moças, chega o filho)
  • FILHO: (pede uma bebida, dá dinheiro para as moças, comporta-se como que embriagado).(as moças, aproveitando da situação, tomam tudo o que ele tem dinheiro, paletó, camisa, ele cai, elas o chutam e saem)(Quando acorda percebe que não tem mais dinheiro e começa a pedir esmola)
  • Monólogo do Filho: Eu tenho fome, frio, não tenho para onde ir, estou pedindo esmola (chora) na casa de meu pai, nunca tive fome e nunca senti frio, voltarei para a casa de meu pai e pedirei para que ele me aceite como seu empregado e assim não perecerei mais (levanta-se e vai saindo pelo corredor)(entram em cena o pai a mãe e as empregadas) (o filho entra até a metade do corredor, quando levanta o rosto e vê o pai, corre ao seu encontro)
  • FILHO: Pai, pequei contra o céu e contra ti, pai já não sou digno de ser chamado seu filho, deixa-me ser como um de seus empregados
  • PAI: meu filho, meu filho, você estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado, alegrem-se todos, tragam roupas, um anel, vesti-o, porque hoje é festa! Matem um bezerro cevado, eu quero música, danças (entra pessoas dançando, música de preferência judaica).
  • IRMÃO: (pergunta à mãe) O que esta acontecendo?
  • MÃE: (vestida como uma das pessoas da coreografia:) - Teu irmão voltou e seu pai o recebeu são e salvo e esta muito feliz(Irmão nervoso, anda inquieto, murmurando, entra o pai e dirige-se a ele) (cuide para que o som seja abaixado)
  • PAI: Venha filho, entre e vamos festejar seu irmão voltou!
  • IRMÃO: Não pai, eu nunca te abandonei, jamais desobedeci a uma ordem sua, e ainda assim o senhor nunca me deste um cabrito para que festejasse com meus amigos, e para ele que perdeu toda sua fortuna com bebidas, drogas e mulheres o senhor faz uma festa?PAI: Filho você sempre está comigo e tudo o que tenho é teu também, mas teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado e isto meu filho é um bom motivo para nos alegrarmos não acha? Venha vamos(Aumenta o som e recomeça a dança, escolher uma coreografia, todos participam da dança).

  • SUGESTÃO 02: contar uma história que tenha o mesmo sentido de misericórdia do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO