segunda-feira, 5 de abril de 2010

MISSA 2º DOMINGO DE PÁSCOA

ACOLHIDA

Com: Bom dia! Feliz Páscoa!
Talita: Bom dia! Bom dia crianças....O tia ..... posso te fazer uma pergunta?
Com: É claro amiguinha.
Talita: Não entendi uma coisa. Você falou Feliz Páscoa, mas não foi semana passada?
Com: O dia festivo da Páscoa foi, mas o tempo pascal continua amiguinha. Continuamos celebrando Cristo vivo e presente no meio de nós.
Talita: Cadê? Onde ele está? Ele já chegou pra missa?Com: é claro que já. Ele está no meio de nós. Na eucaristia podemos encontrar com Ele e senti-lo e ouvi-lo por meio da escuta da palavra.

Talita: aih( suspiro) é por isso que eu amo a santa missa e não falto nenhum domingo.Aqui eu sinto cada vez mais o amor do Papai do Céu.
Com: você me lembrou uma música que diz assim: o amor do papai do céu é maior do que eu posso imaginar (2x).
Talita: eu sou cada dia mais apaixonada por Jesus.
Com: Eu também amiguinha... Agora vamos receber o presidente dessa celebração o padre..., os ministros cantando.


LITURGIA DA PALAVRA

(Escolher um homem para ler- se quiser pode vesti-lo como um apóstolo. Se for ensaiado antes ele pode proclamar a leitura ao invés de le-la)


Com: O amor do papai do céu é o que?
Talita: é maior do que eu posso imaginar.
Com: é tão grande esse amor que Jesus veio ao mundo e nos ensinou o amor.
Talita: ensinou que devemos ser caridosos e generosos com os irmãos.
Com: Há muito tempo atrás os discípulos de Jesus faziam o que ele havia ensinado e sabe o que aconteceu?
Talita: O que? conta logo.
Com: Quem mais quer saber? Então vamos escutar com atenção o que aconteceu narrado por atos dos spóstolos na primeira leitura.


PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Com: Quem escutou com atenção a leitura? Foi bonita não foi? Pois é as pessoas ouviam os ensinamentos de Jesus e iam crescendo na fé e no amor a Deus. somos também hoje convidados a crer mesmo que não tenhamos visto com nossos olhos. Quem acredita em Jesus? Quem ama Jesus? Quem o ama fica de pé e canta com alegria aclamando o santo evangelho.


HOMILIA
SUGESTÃO: contar uma história. Se quiser leve animaizinhos em EVA ou cartloina e deixe as crianças segurarem para participarem da contação de história

"Numa floresta bem perto daqui todos os animais se reuniam debaixo da árvore mais frondosa e mais antiga para ouvir a velha coruja contar suas histórias. Mas um dia todos estavam agitados pois haviam nascidos muitos filhotes naquele ano e essa seria sua primeira história. Então Dona coruja se preparou e começou logo a contar:
_ Bom dia meus amigos. Hoje nossa história é sobre o amor. Certa vez nós conhecemos um homem que nos amou tanto que deu sua vida para nos salvar. Esse veio ao nosso mundo nos ensinou muito sobre amor, perdão, caridade. Isso foi a mais ou menos 2010 anos atrás mas até hoje seu nome é conhecido, até hoje escutamos sobre seus ensinamentos e tentamos praticá-los.......
Um dos filhotes ficou agitado ao ouvir o que Dona coruja contava, e, sem se conter foi logo dizendo:
_ Dona coruja eu não consigo acreditar nisso. Como pode ser verdade se aconteceu a tanto tempo e nós não estavamos lá. Eu não vi nada. Como pode ter sido para me salvar?
E Dona coruja sabiamente respondeu:
_Meus pequenos se acalmem. Vejam bem vocÊs vão viver pra sempre? Com certeza não. O que vocÊs fizerem e aprenderem para sobreviver vão ensinar aos seus filhos não vão? e estes ensinaram a seus netos. Quando vocês se forem tudo que ensinaram deixa de ser verdade só porque não é vocÊ que vai contar?
_Não. Respondeu depressa o filhote.
_ Mas você não estará aqui?
_ ah é fácil... Eles sentiram saudades. Minhas lembranças e meu amor ficarão pra sempre nos corações deles. Meus ensinamentos passarão para meus filhos que continuarão minha história.
_ Isso mesmo. Jesus vive em nosso coração. Quando nos reunimos aqui envoltra desse livro santo (mostrar a Bíblia) podemos escutar suas palavras. Somos bem aventurados por que cremos Nele e em sua salvação mesmo que não o tenhamos visto. E devemos sempre fazer o que aprendemos por meio de seus ensinamentos. Devemos levar a paz por onde formos e enfim: (cantar) amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu.....

Um comentário:

  1. olá sou coordenador dos cristoches na missa das crianças e amei seu blog, vc tem sugestão p o 3°omingo de páscoa, o segundo foi demais a fala e as histórias, meu email é marcelocampos@life.com.br
    Fiquem com a paz de Jesus e o amor de Maria.
    aguardo resposta...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO