terça-feira, 4 de maio de 2010

MISSA 6º DOMINGO PÁSCOA- DIA DAS MÃES

Oi amigos essa é uma missa muito especial, aliás esse mês é especial pois celembramos o mês das mães, de Maria, Pentecostes e tantas outras coisas. Pra responder a pergunta de vocês não é adequado fazer coroação todos os domingos, escolha um e capriche. Nós faremos no último domingo. Com relação a missa de hoje devemos lembrar das mães e evitar alongar muito a missa pois todos querem estar com suas mães. Faremos opção por homenageá-las na ação de graças por isso não faremos sugestões de homilia senão fica muito longo.



SUGESTÃO: se achar oportuno prepare um coração bem grande e cada criança que for chegando peça que escrevam o nome de sua mãe e colem no coração. No ofertório apresente no altar essas mães.


ACOLHIDA

Talita:(entra cantando) eu sou feliz porque meu Cristo quer, eu sou feliz porque meu Cristo quer. Felicidade não é coisa qualquer, eu sou feliz porque meu Cristo quer.... Bom dia!
Com: Bom dia Talita, bom dia crianças. Mas que euforia é essa.
Talita: É que hoje minha mãe veio a missa e a mãe dela também. Aqui hoje tem muitas mães reunidas.
Com: é verdade. Quem é mamãe aqui levanta a mão. Que benção. Hoje vamos rezar em intenção a vocês para que caia do céu uma chuva de bençãos em vossas vidas. Que Maria nossa mãe as cubra com seu manto de amor.
Talita: Amor.... eu gosto de te ouvir falar dessa palavra por que papai do céu tem nos ensinado tanto a respeito do amor.
Com: eu também e sabe o padre hoje vai continuar a nos ensinar e falar sobre o mandamento de Deus: amai-vos uns aos outros.
Talita: então vamos chamar ele logo.
Com: em pé com alegria cantemos para acolher o presidente da celebração, os ministros....
LITURGIA DA PALAVRA

Com: Vamos nos preparar para escutarmos a voz do Senhor. Coloque a mão no seu ouvido e reze comigo assim: Senhor, abre meus ouvidos para que eu possa te escutar com atenção.Que eu possa guardar tua palavra e praticá-la em minha vida. Agora põe a mão na tua boca. Senhor cala minha boca paraque eu possa estar atento a tua palavra. Amém.


EVANGELHO:

Com: O Senhor quer nos dar todo seu amor, mas quer que nós pratiquemos esse amor com os outros. Em pé cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.
HOMILIA
Por conta do sacerdote.

OFERTÓRIO

Talita: Vamos preparar a mesa do Senhor.
Com: Junto com o pão e o vinho ofertaremos nossas mães para que o Senhor as abençoe e transforme sua vida trazendo mais paz, amor e alegria.


COMUNHÃO

(esse momento não pode passar em branco. As crianças precisam olhar para o altar e desejar ser também a morada do Senhor. Fale com elas, conduza uma oração.)

Com:Crianças é Jesus verdadeiro que está no meio de nós. Estende seu bracinho aqui no altar. Você pode levar Jesus com você pra sua casa, pra escola pra onde você for. VocÊ quer? Então reze comigo assim: Senhor Jesus vamos comigo, quero ser sua morada para onde quer que eu vá o Senhor vá comigo. Vem Jesus, fica comigo, fica em meu coração. Leve sua mão ao coração e agradece a ele por tudo que ele te faz, por sua mamãe, seu pai....



AÇÃO DE GRAÇAS - HOMENAGEM AS MÃES

Sugerimos um teatro que deve ser preparado e ensaiado. Reze com a equipe antes do ensaio para que o teatro seja com muita unção e toque o coração das mães e de todos que estiverem assistindo.


MÃE 01: ( Com uma vassoura nas mãos, o cabelo despenteado, um vestido velho e um chinelo aos pés...) Todo dia a mesma coisa, acho que estou cansada! (Pausa)
Gabriel levanta Você já está atrasado e ainda tem que tomar café.

GABRIEL: (Chega correndo com o uniforme escolar) Bença mãe. Já estou indo que hoje tem prova e a professora é de matar.

MAE 01: Já vai... ( e continua a fazer seus afazeres)
(Uma senhora enrolada em trapos e cobertores velhos)

MARIA: Bom dia.

MAE 01: Bom dia, posso ajudar.

MARIA: Eu estou cansada e com sede, poderia dar-me de beber?

MAE 01: Claro minha Senhora, entre, sente-se aqui enquanto eu busco um copo com água.

MARIA: Espere...(Ela retira os panos e se revela como sendo Nossa Senhora. A mãe para admirada e se ajoelha ) Hoje é um dia muito especial e você por ser uma mulher forte, carinhosa e dedicada poderá fazer um pedido e eu o atenderei.

(a mãe fica pensativa e exclama)
MAE 01: o que eu quiser? Então quero ser bonita, andar bem vestida, ter a pele de seda, sapatos altos e vistosos... ( e enquanto fala vai saindo para buscar água )

(Quando ela voltar estará mudada e assustada exclama)
MAE 02: Como estou bonita e elegante. Obrigada Nossa Senhora.

(nesse instante o filho chega da escola chamando pela mãe)
GABRIEL : Mamãe cadê você? Já cheguei e estou varado de fome.

MÃE 02: Estou aqui meu filho, venha me ver.

GABRIEL : Mas quem é você? Você não é minha mãe.A mamãe é bonita, inteligente, tem os cabelos rebeldes e soltos ao vento.Ela tem cheiro de carinho que se parece com rosas... Tem as mãos de uma fada e um abraço caloroso que esquenta e acalma nossa alma.Definitivamente você não é a minha mãe.
(o filh0 sai correndo e a mãe começa a chorar e arrependida pede a Nossa Senhora que desfaça o encanto. O filho reencontra a mãe e diz que a ama muito do jeito que ela é.)

ATENÇÃO: as falas podem ser modificadas pelos personagens porém deve se enfatizar a importância e o valor de cada mãe para seu filho. Não importa o dinheiro ou o aspecto físico mas o amor que ela dedica para seus filhos. E enfim um feliz dia das mães.

4 comentários:

  1. Parabéns! Essa dramatização do dia das mães é belíssima. Fiquei emocionada só de imagina-la sendo dramatizada na minha Igreja. Obrigada pela sugestão. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi abençoada! Como sempre cheia de inspirações vindas do Papai do Céu né. Que Jesus continue te cumulando de bênçãos e idéias pra nos ajudar, e te dê a graça de continuar sendo super mãe, tanto da Dudinha como dos nossos filhos e até mesmo de nós, que também precisamos de um carinho. Bjão no core.....Eliane(pretinha)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniela pela criatividade compartilhada. Que Deus do céu te abençõe neste dia das mães em especial. Paz de Cristo.
    Maria Lúcia - Goiás

    ResponderExcluir
  4. oi eu queria uma sugestão para uma apresentação para o dia das mães.. queria uma a apresentação com citações d frases. Você poderia mandar algumas frases...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO