segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MISSA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


ACOLHIDA
Com:Bom dia! Que bom que estamos reunidos mais uma vez para celebrarmos em comunidade.
Samuel: Bom dia! Bom mesmo. Sabe tia ..... eu estou muito animado esse mês. Toda semana tem algo especial acontecendo.
Com: Não é só este mês não. A missa é sempre especial. Mas hoje eu tenho que concordar com você. Pois hoje celebramos a Assunção de Maria.
Samuel: Asun, asun o quê?
Com: Assunção de Maria. Celebramos o dia que Maria mãe de Deus subiu aos céus.
Samuel: Ela foi de escada. Me conta onde fica que eu vou subir também.
Com: Não Samuel ela foi levada por anjos.
Samuel: nossa!mais que demais. O que eu tenho que fazer para que os anjos me levem.
Com: você tem que ser santo! Precisa ter uma vida de discipulo de Cristo. Viver tudo aquilo que o senhor nos ensinou.
Samuel: ai tá dificil.
Com: está dificil mas não é impossivel. Você me fez ate lembrar uma música que fala que tudo é possivel se voce cre em Deus.
Samuel: Vamos cantar.
Com: Vamos, vira pra quem esta do seu lado e pergunta ai pra ela: esta dificil ser santo? mas não não é impossivel. Olha pra quem esta do outro lado e diz assim: tudo é possivel, se voce cre em Deus. (se for oporrtuno cantar)
Samuel: Vou pedir a Deus na missa de hoje que me ajude a ser mais santo.
Com: então vamos logo chamar o padre pra nos ajudar. Em pé acolhamos com alegria nosso pároco......

ATO PENITENCIAL
(PREPARE UMA CAIXA COM A IMAGEM DE MARIA OU UMA IMAGEM DELA COM UM CORAÇÃO, UMA CAIXA PRETA ESCRITA POR FORA PECADO e um cesto de lixo)
Com: Olha Samuel você me falou que queria ir pro céu assim como Maria.
Samuel: falei mesmo, eu até pensei que ela tinha ido de escada.
Com: pois é. Ela não foi de escada mas se olharmos no seu coração vamos descobrir alguns ingredientes que nos levam ao céu. (ir falando e tirando de dentro do coração as palavras) Vamos descobrir que ingredientes são estes? Perdão, caridade, fidelidade, humildade, fé, amor ao próximo.... Mas vejam que tem uma caxinha aqui com alguns ingredientes que nos impedem de ser como Maria. Estes ingredientes precisam ser jogados no lixo, bem longe do nosso coração e da nossa vida.(IR TIRANDO OS PECADOS E JOGANDO NO LIXO) Mentira, inveja, raiva, ódio, falta de perdão, falta de caridade....A gente viu o coração de Maria agora vamos olhar o nosso? Será que ele tem ingredientes do coração de Maria ou da caixinha de pecados. Vamos pedir perdão a Deus pelo que está ai no coração e que não deveria? (fazer uma oração ou cantar uma canção apropriada).

LITURGIA DA PALAVRA
Com:Agora é hora de escutar a voz de Deus. A leitura hoje é linda mas temos que prestar muita atenção para entender.

EVANGELHO
Com: Maria é uma mulher de fé e foi escolhida para cooperar ativamente na salvação dos homens. Ela nos ensina como devemos amar e seguir seu filho Jesus. Quem quer ser como Maria. Então em pé aclamemos com alegria a palavra de Deus cantando.

HOMILIA
(ENCONTREI ESTE TEATRO E AMEI PESSOAL. NÃO SE ESQUEÇAM QUE NA BIBLIA NÃO FALA DA ASSUNÇÃO ESTE É APENAS UM DOGMA DE FÉ DA NOSSA IGREJA.)

Narrador
: Vamos ouvir uma linda história hoje. Alguns anos já haviam se passado desde a Morte e Ressurreição de Jesus e sua subida aos céus. Maria recebera o Espírito Santo junto aos Apóstolos e enquanto eles propagavam o Evangelho pelo mundo, Maria continuava sua vida simples, humilde e sempre louvando a Deus. Até que um dia...

Gabriel: (aparecendo e olhando para Maria) Ave, Maria! Mãe do meu Senhor!
-
Maria: (alegre e olhando ao anjo) Gabriel! Quanto tempo! Que alegria em te ver!
-
Gabriel: Muito tempo mesmo! E ,ainda, continua sendo a preferida do Senhor!
-
Maria: (humildemente e curvando-se, diz) Continuo sendo apenas a serva do Senhor!
-
Gabriel: (concordando) Maria, foste a Mãe do Senhor e por toda a tua vida foste digna de tão grande mistério!
-
Gabriel: (continuando, solene) Amaste tanto a Deus, por toda sua vida, que nunca o desobedeceste, nunca pecaste e, por isso, não passará pela morte!
-
Maria: (impressionada, querendo uma explicação) Gabriel, como pode isso?
-
Gabriel: (muito amável) Maria, Maria, bem sabes que para Deus nada é impossível! (apontando os anjos) Os anjos te levarão ao mais alto dos céus!
-
(Entram os dois anjos)
-
Anjo1: Ave, Maria! E lá do alto, (apontado as pessoas da Igreja) olhará por todos eles que aqui precisam de sua ajuda!
-
Anjo2: Que precisam do seu carinho de Mãe!
-
Anjo1: De tuas graças!
-
Gabriel: (apontando para todos) Todos eles te chamarão de Mãe!
-
(entra Jesus)
-
Jesus: (calmamente) Mulher, minha mãe, amada de meu Pai!
-
Maria: (muito feliz) Jesus! Meu Filho!
-
(se abraçam)
-
Jesus: Meus anjos te levarão ao céu para ficar ao meu lado e de meu Pai. De lá, será a Mãe de todos esses que esperam em ti!
-
(os anjos trazem a coroa e entrega a Jesus, que coroa Maria e diz):
-
Jesus: Por isso te corôo Rainha dos Anjos (os anjos se curvam), dos Santos e dos Homens.
-
Jesus: (alegremente) Ave, Rainha do Céu!
-
Gabriel: Ave, dos anjos Senhora!
-
Anjo1: Ave! Auxílio dos cristãos!
-
Anjo2: Ave! Refúgio dos Pecadores!
-
Gabriel: Ave! Mãe de Misericórdia!
-
Anjo1: Ave! Virgem fiel!
-
Anjo2: Ave! Rainha da Paz!
-
Narrador: E, assim, os anjos cantando louvores levaram Maria ao mais alto dos céus.
E, neste dia, conforme nos diz João (Ap. 12): “Apareceu no céu um grande sinal, uma Mulher brilhante como o sol (Gabriel, segura um sol em papel atrás de Maria, espalhando seus raios), com a lua sob os pés (Os Anjos 1 e 2, um pouco a frente de Maria, seguram uma lua no chão) e na cabeça uma coroa de doze estrelas!”

O coral pode cantar e todos sairem de cena ou ainda pode-se fazer a seguinte conclusão. Maria é exemplo de vida e de amor para cada um de nós. Peçamos sempre por sua intercessão no céu e não nos esqueçamos nunca de rezarmos nosso santo terço.

COMUNHÃO
Não tenho publicado esse momento todos os domingos para que não fique repetittivo, mas não se esqueçam de convidar as crianças a olharem para o altar e fazer uma oração de entrega e adoração com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO