terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Reflexão- Campanha da Fraternidade

                    O anúncio querigmático tem como meta principal promover o encontro pessoal das crianças com Jesus pela fé e conversão e também a proclamação de Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas. È através de nosso testemunho pessoal e proclamando Jesus como boa nova que conseguiremos alcançar esse objetivo e promover a efetiva Evangelização de nossas crianças. É sabido que a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais. A Campanha da Fraternidade de 2011 propõe como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e como lema "A criação geme como em dores de parto". A idéia é que possamos alertar a todos que somos importantes na preservação do ambiente. O aquecimento global, as mudanças climáticas e outros problemas ambientais não estão longe de nós mas, mais próximo do que pensamos.
               Pensamos então em unir o anúncio querigmático ao tema da Campanha da Fraternidade de modo a ensinar nossas crianças a cuidar do Planeta sem fugirmos do carisma e da identidade da RCC que é o Batismo no Espírito Santo. Nosso objetivo com o livro Querigma da Natureza é despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária principalmente com a Natureza , o Planeta e nosso ambiente.
                   Através do querigma da Natureza trabalharemos o Amor de Deus, o pecado, a fé e conversão, o Espírito Santo e a vida em comunidade. Afinal nós do Grupos de Oração com Crianças da RCC precisamos participar da vida da nossa Igreja. Esta é uma forma de trabalharmos a Campanha da Fraternidade sem fugirmos do nosso carisma e missão que é o primeiro anúncio. Componentes da Natureza, como animais e vegetais representarão os temas propostos assim como fizemos no querigma das cores e Querigma da Amazônia. Histórias divertidas e dinâmicas de acolhida e louvor vão incendiar o coração das crianças, tornando-as mensageiras do amor e da palavra de Deus.

     O Planeta tem enfrentado muitos problemas ambientais tais como o Efeito Estufa, o furo na Camada de Ozônio, Poluição (sonora, visual, da água, do solo e do ar), o lixo, o petróleo, o detergente, chuva ácida.... o Efeito estufa tem preocupado nossas lideranças pois temos percebido diversas alterações climáticas e visto a natureza responder a elas de forma a devolver aquilo que estamos fazendo com ela. É necessário mudança e começa no nosso comportamento. É importante que saibamos que a poluição e a emissão de gases na atmosfera tem contribuído efetivamente para agravar o Efeito Estufa. Os vegetais são os principais seres vivos responsáveis por retirar o gás carbônico da atmosfera. Estamos desmatando e em contrapartida aumentando a combustão (queima de combustíveis fósseis). Onde vamos parar? É necessário que cada um de nós faça sua parte.



Um comentário:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO