quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MISSA DO 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Obs: se for possível converse com o padre e leve potinhos de sal para que sejam abençoados e distribuídos no final da missa para as mamães colocarem no seu alimento sal bento)

ACOLHIDA
(colocar uma lâmpada nas mãos do fantoche)
Com: Bom dia! Que alegria ver todos vocês aqui na nossa casa.
Samuel: Nossa casa? Mas não estamos na igreja.
Com: Sim, mas a casa de Deus também é nossa, afinal somos seus filhos amados.Mas Samuel você tem algo diferente hoje. O que está segurando ai?
Samuel: uma lâmpada! Não esta vendo?
Com: ué amiguinho mas por que? Não queimou nenhuma lâmpada da igreja?
Samuel: Aha te peguei, é que eu sou luz do mundo.Jesus quer que eu seja luz para todos.
Com: Ser luz para o outro não é ficar carregando uma lâmpada para cima e para baixo e sim ser alegria e bênçãos na vida do outro. Você tem que ser como Jesus para o irmão.
Samuel: Já vem você complicando tudo. Tava tão fácil a tarefa que Jesus me deu, agora você ta complicando.
Com: Não tem nada de complicado. Você só precisa mar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, sonhar como Jesus sonhou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei eu dormiria muito mais feliz.
Samuel: Deu é mesmo maravilhoso.Jesus é demais!!!!
Com: Com alegria fiquemos de pé e afirmemos nosso desejo de ser como Jesus acolhendo nosso sacerdote o padre.....

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Hoje somos convidados a deixar nossa luz brilhar e iluminar a vida do outro. Ouçamos com alegria a leitura do livro de Isaías.

EVANGELHO
Com: Uma luz brilha na terra para o justo. O Senhor nos dá esperança, alegria e tudo que nos faz sermos melhores. Fiquemos em pé e cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.

HOMILIA

Prepare um teatro leve uma bacia, farinha, pote de sal vazio....)

Mãe: (esta em casa preparando um alimento) Vou preparar rapidinho esta pão.

Filha: Bença mãe. Um hoje vai ter lanche!O que está fazendo mãe?

Mãe: Estou fazendo um pão recheado.

Filha: Nossa! A senhora sbe que eu gosto muito. Posso ajudar?

Mãe: claro. Eu vou amassando e você coloca os ingredientes.

Filha: oba.

Mãe: Pega ai uma xícara de leite.

Filha: pra que serve o leite?

Mãe: o leite dará corpo a massa e a deixará macia. Põe um tablete de fermento meu amor.

Filha: pra que serve isso mãe, será que ele é importante?

Mãe: isso meu amor, faz a massa crescer. Se ela não cresce fica embatumada e ruim de comer.Não assa direito.Dá pra colocar uma pitada de sal meu anjo.

Filha: (vira o pote mostrando para todos) Ih mãe, não tem sal.

Mãe: e agora?

Filha: faz sem sal mãe. Era só uma pitadinha mesmo. Ninguém vai perceber. A gente passa manteiga depois, põe recheio e disfarça.

Mãe: não minha filha, não é assim. Não da pra disfarçar. O sal ele dá o sabor a massa. Sem ele ela ficará sem graça.

Filha: nossa mãe, o sal é mesmo importante. Ele dá tempero.

Mãe: é por isso minha filha que lá na igreja a gente houve a leitura do evangelho onde Jesus nos fala que temos que ser sal: por que o sal da tempero, da vida.Nós devemos ser para o outro esse sal de ânimo, alegria, esperança. Não podemos ficar por ai trazendo desânimo e tristeza pois senão não estaremos sendo sal.

Filha: Desse jeito não somos sal nem luz pra ninguém.Ai mamãe eu quero sempre ser esse sal que da sabor ao outro e essa luz que ilumina o próximo.

Mãe: eu também minha filha. Mas acho melhor a gente parar com essa prosa e ir comprar sal para terminar o pão.

Filha: então vamos mamãe. (as duas saem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO