terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MISSA DO 8º DOMINGO COMUM

                                                  CONFIANÇA EM DEUS!
ACOLHIDA
(arrumar a talita bem bonita. Colocar um óculos colorido. Preparar um disco da criação ou um painel com imagens de Deus pai criador e suas obras.)
Com e Talita: (entrar cantando, dançando e fazendo gestos)- Coloquei minha roupa mais bonita pra ir a missa louvar a Deus, mas quem não tem roupa bonita, Deus nao liga. É o coração que ele vê. (2x)
Com: Bom dia!
Talita: Bom dia! Ai tia Dani mas essa música é muito linda.
Com: Eu também acho, ela nos mostra como Deus é bom! Ele não olha nossa condição, se somos ricos ou pobres, se estamos muito bem vestidos ou não. Ele não olha a gente por fora. Ele vê o nosso coração.
Talita: Deus é mais que demais. Por isso que eu vim homenageando ele hoje.
Com: Não entendi.
Talita: è que pra ver a gente por dentro Deus deve ter visão de raio X. Então eu coloquei esse super mega, ultra especial óculos. Eu quero enchergar as coisas com os olhos de Deus.
Com: Pra enchergar com os olhos de Deus a gente não precisa de um mega, ultra, super óculos e sim precisamos ser e agir como Jesus ensinou, amando o próximo e confiando nele.
Talita: Tem gente que não confia não.Acha que Deus cuida de tudo e de todos menos dele.
Com: é verdade! As vezes nos esquecemos que Deus paizinho criou todas as coisas, mas a que ele mais gostou, fomos nós: suas obras primas. (usar o disco da criação para ilustrar)
Talita: tia Dani você e as crianças são obras primas de Deus.
Com: papai, mamãe e crianças olha pra quem esta ai ao seu lado e diz assim: bom dia obra prima de Deus. Seja bem vindo obra prima de Deus.Amém! Na alegria de sermos filhinhos amados de Deus cantemos para receber com alegria o padre......

ATO PENITENCIAL
(você irá precisar de água, violeta genenciana, água sanitária e um pote transparente. Enfeite um vidro vermelho com a imagem de Jesus e ponha água sanitária.Enfeite um vidro branco ou transparente com uma pombinha e ponha água. O vidro do violeta enfeita com uma cobra).

Com: (vidro branco) quando nascemos nosso coração é como esse pote. Esta pronto para assumir sua função mas ainda está vazio, precisa se encher. Somos levados e apresentados a Igreja e recebemos o sacramento do batismo. Pela unção da água somos cheios do Espirito Santo de Deus.(despejar a água no pote). Ficou bonito? Pois é ficamos limpinhos e cheios da graça. Vamos crescendo e aprendendo muitas coisas e ai acabamos dando espaço pro pecado. É amiguinhos, e esse tal de pecado é astuto como uma serpente. Ele vem mansinho com uma mentirinha sem maldade e fica prontinho pra dar o bote.Ai respondemos o papai , desobecemos a mamãe, brigamos com o irmãozinho, mentimos (ir pingando o violeta). E o nosso coração vai ficando sujo. E a gente vai ficando longe da graça de Deus. E agora? Podemos ficar assim?Tem solução? É claro que tem afinal somo filhinhos amados de Deus. Nossa salvação é Jesus.Quando reconhecemos que somos pecadores, arrependemos e pedimos perdão, Jesus vem em nosso auxílio (trazer o vidro e quando for despejar fazer um suspense e perguntar): Vocês acham que essa água vai limpar? Será que tem jeito? Vou fazer um desafio- se essa água limpar vocês topam fazer isso com seu coração? Então vamos lá. E Jesus vem em nosso auxílio (despejar a água sanitária) nos dá o perdão, nos abraça, liberta do pecado....Agora é a sua vez. Ponha a mão no seu coração, abaixe sua cabeça e reze comigo assim... (conduzir oração de perdão)

LITURGIA DA PALAVRA
Com: (preparar uma bandeja com a Bíblia, uma vel e um pote de sal) Quem aqui ama o Papai do Céu? Pois é, Ele agora vai falar conosco. Estão vendo essa vela e esse pote de sal? Pra que serve a vela? e o sal? A vela ilumina e o sal da sabor assim é a Palavra de Deus, ela ilumina nossa vida e dá sabor a ela. Ela nos ensina a viver como Jesus nos ensinou. Escutemos com atenção a leitura do livro de Isaías que será lida por ...........

EVANGELHO
Com: Jesus vai nos ensinar e mostrar o quanto somos amados, então em pé aclamamos o evangelho cantando.

HOMILIA
Sugestão 01: o padre pode conversar com o fantoche.
Sugestão 02:

OFERTÓRIO
Com: (pode-se preparar um biombo ou um flanelógrafo e colar imagens que representem matrimônio, família, crianças, escola...as crianças podem entrar com as figuras na procissão e colar no biombo ou pode ser feito uma motivação estimulando uma atenção especial pra esse momento)

Vamos apresentar diante do altar nossos filhos para que recebam sabedoria, nossas famílias, nosso matrimônio, nosso trabalho, nossa escola... para que tudo seja transformado em verdadeiros ninhos de amor.

PAI NOSSO
Fazer a oração com gestos

COMUNHÃO
Convidar os pequenos a olhar para o altar e fazer a comunhão espiritual, desejando que Jesus venha morar em seu coração, desejando ser o mlehor amiguinho de Jesus.

BENÇÃO FINAL
Estimular as crianças a fazer uma conchinha com as mãos para receber a benção e levá-la pra casa.

6 comentários:

  1. OlÁ! A paz do Senhor Jesus e o amor d Nossa Senhora para todos! Sou a Regilene, coordenadora da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Diocese d Campos dos Goytacazes/RJ e amei esse blog! Q Deus abençoe a todos os q se empenham para catequizarmos nossas crianças. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. quanto abuso litúrgico!

    ResponderExcluir
  3. boa noite
    Queriqa a partitura da musica coloquei a roupa mais bonita

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO