quarta-feira, 11 de maio de 2011

MISSA DO 4º DOMINGO DE PÁSCOA

                                                             Jesus lidera seu povo!


ACOLHIDA

(Vestir o Samuel com bata e estola imitando o padre. Se quiser monte um biombo na frete com uma imagem da família e de sacerdotes- o papa, o padre...)

Com , Samuel e Talita: (entram cantando- Samuel fica escondido)Abençoa Senhor as familias amém! Abençoa Senhor, a minha também (2x)
Com: Bom dia!
Talita:Bom dia!
Com: Você parece bem animada amiguinha, tá com a corda toda!
Talita:E que eu soube que hoje e o dia internacional da família. Ai eu to aproveitando pra rezar pra minha família e comecei assim como você cantando pois quem canta...
Com: reza duas vezes.Por falar em dois, cadê o Samuel! Eu escutei a voz dele cantando mas não o vi.
Samuel: To aqui escondido. Vou participar da missa aqui.
Com: Vem pra ca amiguinho! O que esta acontecendo?
Talita: ele quer ser padre...rsrsrsrsrs
Samuel: é que eu queria homenagear o padre ai, eu...eu...eu to com vergonha de ir aí.
Com: hoje é um dia especial para homenagear o padre, pois somos convidados a rezar por nossos pastores.
Samuel: (aparece)
Com: que lindo!
Samuel: eu queria hoje pedir ao papai do céu que abençoasse o padre..... o bispo.................e o nosso papa Bento XVI
Com: vamos todos juntos rezar então por nossas famílias e por nosso pároco e por todos os pastores de nossa santa igreja. Essa missa vai ser um celeiro de bençãos!
Talita: por falar em pastor o nosso esta esperando.....
Com: fiquemos em pé e acolhamos cantando alegremente o nosso pastor e amigo padre......

ATO PENITENCIAL

(prepare duas cobras coral, sendo uma falsa e uma verdadeira. As cobras podem ser de papel colorido e em material tridimensional, o que importa e que uma tenha listras coloridas de preto e vermelho nas costas e barriga e a outra tenha as listras nas costas e a barriga branca)

Com: Hoje eu trouxe uma curiosidade pra vocês. No reino animal vocês sabiam que alguns animais imitam os outros para se dar bem. A cobra coral, essa bonitona e colorida é extremamente perigosa e seu veneno pode nos matar. Mas tem uma cobra que imita sua cor para parecer perigosa e se safar do predador fazendo de conta que é a coral verdadeira. Experta ela não ´? Pois é, Jesus nos oferece a salvação e nos ama com amor eterno. O pecado é astuto como a falsa coral. Ele se aproxima de nós nos oferecendo um falso amor, uma falsa alegria que no fundo vai só nos oferecer um grande vazio. O pecado muitas vezes não parece com pecado ele oferece uma mentirinha pra não desagradar o outro, e resposta de qualquer jeito até que semeia em nós: o egoísmo, a inveja, a maldade, as brigas, a falta de perdão... Vamos pedir pra Jesus nos tirar todo o pecado que vive em nós!

LITURGIA DA PALAVRA
Com: A leitura de hoje nos convida a conversão. E converter exige de nós vontade, Fé e compromisso.

EVANGELHO
Com: Somos felizes por que somos ovelhas conduzidas por um pastor que é amor. Em pé cantemos aclamando o santo evangelho.

HOMILIA
  • O sacerdote conversa com os fantoches.
  • Historia:
" Em uma floresta, bem pertinho daqui vivia bem feliz uma família de macacos. Os filhotinhos eram muito sapecas e gostavam de brincar pela floresta. Apesar de mamãe sempre estar vigiando ela os ensinava sobre os perigos da floresta e advertia. Sempre que ouvirem meu chamado venham depressa. Os filhotes reconheciam o chamado da mãe.
Certo dia a macaquinha Sofia escutou um chamado e já ia correndo conforme mamãe macaca tinha ensinado.Mas de repente ela parou e pensou: esse chamado parece o da mamãe mas esta meio alto. Vou escutar de novo.Ouvindo mais uma vez ela contou aos irmãos do chamado que tinha ouvido e eles ficaram com medo. Todos ouviram então dois chamados. O da mamãe soou como um doce em suas bocas mas vinha de uma direção diferente, mesmo assim, reconhecendo a voz da mãe , eles foram ao seu encontro.
Quem estava assoviando parecido com a mamãe era uma grande serpente pronta para se alimentar. Ela vigiava aquele caminho e já tinha percebido que quando mamãe macaca assoviava os filhotes passavam correndo por ali. Então ela esperou o momento para dar o bote. Mamãe muito esperta conduziu os filhos para um lugar seguro.

Como os macaquinhos que reconheciam o chamado da mãe e a seguiam para longe dos perigos da floresta,assim somos nos, que precisamos reconhecer o chamado de Jesus nosso pastor que nos conduz a salvação. Quem não estiver atento poderá ser enganado pelo chamado do pecado que chega de forma suave tentando nos enganar e nos levar para longe de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO