segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MISSA 19º DOMINGO COMUM

                                                                                       JESUS NOS ACOLHE!
ACOLHIDA
Com: (entra cantando) A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus... Bom dia!
Samuel: Que bom dia nada. Bom não sei onde.
Com: Que isso amiguinho?

Samuel:As férias acabaram e começou a correria tudo de novo.
Com: Não se desanime amiguinho, logo vem o dia das crianças, depois o advento e já são férias de novo junto com o natal.Além do mais agosto é um mês especial pra nós. É mês de rezarmos pelas vocações.
Samuel: Vocação é bom, disso eu entendo. Mamãe fala todo dia lá em casa que eu sou superdotado de vocações. Tenho muitas.
Com: Nossa isso é muito bom. E qual é sua vocação.
Samuel: Mamãe diz que eu tenho uma vocação pra fazer bagunça, nossa quase ponho ela louca.
Com: Olha você me deixou sem palavras, não sei o que te dizer. Vocação pra bagunça eu nunca vi não. Vocação é um chamado de Deus. Existem muitas vocações a do matrimônio, a do sacerdócio mas vocção pra bagunceiro nunca ouvi falar.
Samuel: Então ser padre é vocação? Sabia que o padre Júlio era meio esquisitinho.
Com: que esquisitinho coisa nenhuma, e você não ta falando coisa com coisa hoje.
Samuel: To sim. Ser padre não é tarefa fácil. Tem que ser doidinho pra aceitar essa vocação.
Com: Aí é que está o sentido da vocação. Quando você aceita o chamado você faz por amor. Não tem preço deixar sua vida para seguir a vontade de Deus. O padre faz de cada um de nós da comunidade sua família.
Samuel: então hoje eu quero rezar a missa pro meu padre o padre Júlio para que ele seja sempre abençoado. Porque eu o amo muito. Que Deus o mantenha firme na vocação.
Com: Vamos rezar por ele e por todos os padres. Em pé e com alegria vamos receber nosso pai e amigo padre Júlio para juntos iniciarmos a santa missa.

ATO PENITENCIAL
Conduzir um momento de oração pessoal convidando cada criança a olhar o seu coração. O que elas fizeram que não agrada a Deus.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Agora é hora de escutarmos com atenção. Deus quer nos falar.
Dinâmica do cotonete

EVANGELHO
Com: Semana passada Jesus nos mostrou o milagre da multiplicação dos pães. O que será que ele quer nos ensinar hoje? Quem quer ouvir? Então fiquemos de pé e aclamemos o santo evangelho cantando.

HOMILIA
(para auxiliá-lo você poderá preparar lâminas com as imagens das histórias que serão citadas ou pode um casal dramatizar um pedacinho da história para as crianças adivinharem)
                 
      Bom dia crianças! Hoje estou muito feliz de estar aqui para refletir sobre o evangelho com vocês. sabem por quê? Por que eu gosto muito da leitura dele, mas pra gente entender melhor quero ver que é bom de histórias. (mostrar a placa com a chapeuzinho vermelho e dois caminhos) Que história é essa? Chapeuzinho vermelho, muito bem. O que ela tinha que fazer?  (levar doces para a vovó) Tinham quantos caminhos para chegar lá? dois. O que a mãe dela falou? E ela obedeceu? O que acontece quando a gente desobedece e vai pro caminho errado- a gente se dá bem ou mal?
Agora quero ver. (mostrar lâmina do João e Maria) Quem sabe que história é essa? João e  Maria. Ah e eles tinham uma missão que era........ levar alimentos para o pai. Mas ao cmainharem eles desviaram do caminho e acabaram bem ou mal? (mostrar a gaiola com eles dentro) Acabaram numa gaiola. Puxa mas aonde eu quero chegar lembrando essas historinhas? Vamos ver o evangelho de hoje. Pedro viu Jesus sobre as águas e pediu para caimnhar também como Jesus. E ele conseguiu? Sim, enquanto ele olhava para Cristo. quando ele olhou pro lado e viu a tempestade, perdeu o foco do que estava fazendo, ficou com medo e começou a afundar. Assim acontece com João e Maria, com a chapeuzinho, com Pedro e com cada um de nós. Jesus veio e nos ensinou o que fazer para seguirmos no caminho certo, mas muitas vezes tiramos os olhos de Deus e acabamos deixando ser guiados pelo pecado e vamos pelo caminho errado. O evangelho veio nos ensinar a sermos obedientes ao que Jesus nos pede e mais ainda não desviarmos do caminho dele que nos leva ao céu. Amém!

2 comentários:

  1. bom dia turma
    fui escalado para contar a historia do 20 domingo comum Mt. 15 20 - 28
    gostaria de contar uma história bem cativante pois será o domingo do papai.
    vocês podem me ajudar
    obrigado
    Edmundo filho
    edmundolima@glb.adv.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Tia Dani,
    Excelente o conteúdo do seu blog, na minha paróquia iniciamos um trabalho com as crianças duarante as celebrações e aqui acabei encontrando o 'mapa e a mina'! Parabéns!
    Como é esse curso de formação que o pessoal anda comentando? Também gostaria de saber como é a dinâmica do cotonete e da chavinha???
    Estão nesses livro divulgados no blog???
    Deus a abençoe!
    Francisca - Porto Velho/RO - fran-br69@hotmail.com

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO