segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MISSA 23º DOMINGO COMUM

CORREÇÃO NO AMOR- MES DA BÍBLIA


Atenção: prepare um local especial e de destaque para por a Bíblia. Vamos fazer o cantinho da leitura? Arrume um tapete e uma prateleira com livros de histórias bíblicas e bíblias de crianças. As crianças que chegarem mais cedo a igreja podem folhear os livros, ler e se fore possível cada semana um catequista pode preparar e contar uma história. O cantinho da leitura para de funcionar quando a missa começa. Também pode ser feito o empréstimo de livros com devolução no próximo domingo para que todas as crianças tenham chance de levar pra casa.

Com: (entra com uma bíblia na mão e cantando) eu lançarei as redes mais uma vez tua palavra é viva e tem poder, não importa quantas vezes eu já tentei, tua palavra é viva, tua palavra me anima eu lançarei. (se preferir cante pescar eu vou, vou pescar 2x pescar eu vou, pescar crianças para o senhor) Bom dia!
Samuel:(chora escondido)bua! Bua!
Com: Samuel! CadE você amiguinho. To te ouvindo, você esta chorando?
Samuel: To sim, é que eu fiz uma coisa errada e mamãe me chamou a atenção.
Com: Venha cá. Sabe amiguinho sua mãe te ama muito e por isso te corrigiu.
Samuel: Voce fala isso, por que não foi você que levou um rala.
Com: se sua mãe não te amasse, ela não te corrigia. Já pensou se você continua fazendo as coisas erradas? Vai chegar uma hora que o erro vai ser difícil de ser corrigido e pode te colocar numa grande enrascada. A correção é importante. Jesus também corrigia os seus amigos, pois a correção nos ensina o caminho certo a seguir.
Samuel: Nossa Deus é mais que demais mesmo. Até com meu erro eu preciso aprender.
Com: Ta vendo por isso que estou aqui com a minha Bíblia na mão. Estamos começando o mês dedicado a palavra de Deus. Ela nos ensina o caminho, nos corrige, nos fortalece.
Samuel: e aquele cantinho ali tia Dani?
Com: Aquele cantinho é pra todas as crianças que chegam mais cedo poderem ler uma história bonita na palavra de Deus. E quem quiser pode levar um livrinho pra ler durante a semana, mas papai e mamãe prestem atenção tem que trazer domingo que vem para outras crianças levarem pra ler.
Samuel: então vamos chamar o padre logo que eu já to doidim pra saber das historinhas de hoje e pra escolher uma pra levar pra casa.
Com: vamos sim! Em pé cantemos com alegria para receber o nosso sacerdote e amigo padre........

ATO PENITENCIAL

Com: Agora mesmo o Samuel estava chorando. Alguém se lembra por que? Porque ele tinha feito algo errado. Muitas vezes nós erramos e deixamos o pecado entrar no nosso coração. Ele põe ali pedras duras de rancor, ódio, tristezas, falta de perdão, egoísmo (mostrar um coração com pedras e as palavras do pecado).Nosso coração pode ficar assim? Não. (conduzir momento de perdão)

LITURGIA DA PALAVRA

Com: Agora é o momento mais que demais. É hora de recebermos a Palavra de Deus. Vamos em pé olhar lá no fundo e acompanhar cantando a chegada da Palavra no meio de nós. (pode-se ensaiar as crianças para entrar cantando e dançando uma canção apropriada. Para quem está acompanhando o tema: Por causa de tua palavra lançarei as redes pode-se preparar o local para por a Bíblia com um barco e redes e pode-se cantar a música que começamos a missa- eu lançarei as redes do Eros Biondini ou pescar eu vou do cd Pescadores kids II – Tatiane Jardim)

EVANGELHO
Com: não fecheis o coração, ouvi a voz de Deus. Essa foi nossa resposta no salmo. Com o coração aberto fiquemos de pé e cantemos saldando o evangelho.

HOMILIA
Narrador: Bom dia crianças! Hoje quero ver quem prestou atenção direitinho nos ensinamentos de Jesus. Prestem atenção nessa cena.
Laiz: (entra com uma mochila e deita no chão, fica lendo um livro e descuida da mochila)
Lu e Sol: (entram conversando)Lu disfarça e rouba um lanche na sacola e começa a comer oferecendo a Sol.

CONGELA A IMAGEM

Narrador: para tudo! Bom crianças agora eu quero ver. A Lalá tava quetinha lendo e aconteceu alguma coisa, o que foi? (ela foi roubada) e isso é certo ou errado? (errado) A Sol viu tudo e o que ela deve fazer? Vou dar três opções.

1- Como ela é amiga da Lu, ela deve ficar caladinha e não falar nada.

2- Ela grita com a amiga, toma o lanche dela e devolve para a Lalá.

3- Ela chama a amiga no canto e diz que o que ela fez não é correto. Que ela deveria se desculpar com a Lalá e devolver outro lanche a ela.

O que vocês acham? Se ela fica calada ela se torna favorável ao que é errado e isso pode acontecer? Não. Senão a Lu vai continuar errando não é verdade? Pois é em nossa casa a mamãe e o papai também ficam danados quando a gente faz coisa errada e precisam nos corrigir. Se o pai vê o filho fazer coisa errada e não corrigi ele não esta agindo certo. Na comunidade também corrigimos o outro quando ele faz algo errado para que ele aprenda o que é certo. Mas eu devo gritar ou colocar num outdoor o que o outro fez de errado? Não né? Eu não preciso humilhar o outro. Mas eu devo corrigi-lo com amor. Vamos ver como essa história pode terminar? Vou descongelar a imagem.

Sol: Lu você é minha amiga né?
Lu: claro que sim
Sol: então senta aqui comigo. Pegar o lanche da Lala não foi legal. Já pensou se ela não tem mais nada pra comer? E se fosse o seu lanche, que sua mãe preparou com carinho e alguém pegasse?
Lu: nossa, não pensei nisso. Estou tão envergonhada.
Sol: vamos arrumar outro lanche e ai a gente conta pra ela e você pede perdão. Ai nós três podemos ate ir brincar juntas. O que acha?
Lu: boa idéia.
As duas vão até a Lalá , pedem desculpas e saem juntas para brincar.
Narrador: estão vendo crianças, é necessário que ajudemos o outro a seguir o caminho certo. Não podemos fingir que não estamos vendo o que esta errado, precisamos corrigir com amor. E quem é corrigido precisa aceitar a correção também com amor e aprender com seu erro. E o mais importante não voltar a errar.



Um comentário:

  1. gosto muito desse blog, me ajuda bastante com a missa das crianças na nossa capela... amei esse teatrinho é simples mas é muito bom para crianças.. parabéns! Que Deus os abençoe..

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO