domingo, 30 de outubro de 2011

MISSA DE TODOS OS SANTOS

ATENÇAO: essa é uma missa muito especial, vamos preparar com antecedencia. Teremos dois comentaristas e um estará vestido de anjo. Para a homilia voce deverá vestir as crianças caracterizadas como os santos que elas irao representar. Capriche nos figurinos que o desfile será inesquecível. Para a leitura náo esqueça tambem de vestir o leitor como apóstolo ou como santo.

ACOLHIDA
Com: (entra cantando) manda teus anjos sobre nós e abençoa todos que esperam em vós. Manda teus anjos, pra nos ensinar a te louvar e glorificar.
Anjo: Olá, bom dia!Alguém me chamou?
Com: Nossa voce veio muito rápido, que alegria (abraço)
Anjo: é que sempre estou por perto quando precisam de mim. Mas, por que me chamou?
Com: pra me ajudar, afinal hoje é um dia muito especial.
Anjo: é hoje é a missa de todos os santos. O céu inteiro se faz presente aqui para rezar conosco e nos convidar a também sermos santos.
Com: e eu posso ser santo?
Anjo: claro! todos nós aqui, nao só podemos como devemos buscar viver em santidade sendo imitadores de Cristo. Devemos usar nossa boca para ser sinal de bençaoe nao maldiçao para o outro. Devemos ser agradecidos e louvar a Deus em todas as circunstancias.
Com: até naqueles momentos mais difíceis?
Anjo: principalmente nestes momentos. Vejam só: a vida de Cristo foi fácil?
Com: nao.
Anjo: a vida dos santos também nao, mas a diferença é que eles sempre louvavam a Deus.
Com: olha ai quem esta do seu lado e fala pra ele assim - irmao sua vida tá deificil? louve, seja agradecido.
Anjo: diga também um bom dia, tenha um dia abençoado, que bom que voce veio.
Com: agora todos juntos vamos ficar em pé e cantando com alegria vamos acolher o nosso amigo padre.....

ATO PENITENCIAL
Anjo: Olha amiguinhos  o pecado nao é bom pra nós, ele nos impede de sentrimos o amor de Deus. As vezes começamos com uma mentirinha, logo ficamos egoistas e invejosos, deixamos de perdoar e ao inves de abençoar passamos a ferir o outro com nossas palavras. É como se fossemos envolvidos numa capa protetora (envolver numa capa preta, por algemas e prender o coraçao num cofre). Essa capa náo deixa o amor de Deus nos alcançar, ai ficamos presos, algemados no pecados e nosso coraçao fica trancafiado... Credo Deus nos criou por amor e para o amor. Será que ele nos quer presos? Impedidos de amar e ser amado? Precisamos é mandar esse pecado pra bem longe de nós, nao é verdade? Entao peçamos perdao a Deus.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Voces sabiam que todos que vivem a serviço de Deus sao por ele protegidos? Quem quer estar protegido por Deus?Entao vamos prestar muita atençao na leitura de hoje.

EVANGELHO
Anjo: em pé e com muita alegria vamos aclamar o santo evangelho cantando.

HOMILIA
Narrador: Bom dia! Hoje é um dia de festa muito especial por que mesmo? é o dia de todos os santos. Mas o que sáo santos? Sao aquelas pessoas que vveram a vida servindo a Deus aos outros, imitando os gestos de Jesus. Pra entender melhor convido voces a assistirem um desfile mais que demais. (musica suave e baixqa de fundo. A medida que eles desfilam o narrador fala sobre o santo).
Na passarela temos ele Sao Francisco de Assis (colocar tunica marron e de preferencia passarinhos de papel ou EVA na mao e ombro)- ele era amigo de Deus, dos pobres, dos animais e da natureza. Vivia na simplicidade.
E agora com vocEs Santa Terezinha (tunica preta e nao esquecer a cruz e as flores na mao)- ela nos deixou um ensinamento de como chegar ao céu basta confiar cegamente na misericórdia de Deus e tudo fazer com muito amor. Na passarela um santo criança! Ele é Sao Tarcisio.(tunica branca segurando a eucaristia) Morreu aos 12 anos segurando a Eucaristia nas mao e nos ensinando o valor da eucaristia no meio de nós. Nao poderia faltar neste desfile Sao José (cajado) pai adotivo de Jesus. ele ensina aos homens e mulheres a sermos fieis, puros, trabalhador e obediente a vontade de Deus. (agora vou fechar com o padroeiro de minha comunidade mas voce pode colocar o da sua comunidade. se quiser pode acrescentar outros santos) Para encerrar nosso lindo desfile lá vem ele padroeiro de nossa comunidade. Na passarela Sao Paulo apostolo...(todos permanecem no altar lado a lado)

Sabem por que eles estao aqui? Para que a gente veja o que eles fizeram e como viveram. Conhecendo aprendamos a ser como eles. É fácil ser santo? Santo Julio...(citar nomes de algumas pessoas da comunidade). Esta faltando cada um de nós. Vivamos como Cristo nos ensinou. Viva os santos...Viva Sao Francisco! Viva Santa TErezinha!......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO