quarta-feira, 8 de agosto de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO INFANTIL -VOCAÇÕES



                                                     Querido Evangelizador (a):
Neste mês dedicado às vocações quero convidar você evangelizador a refletir sobre a “sua” vocação. Vamos trabalhar nos grupinhos nas quatro semanas do mês de agosto sobre vocação -  termo derivado do verbo no latim "vocare" que significa "chamar". A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo - mas para tanto precisamos entender o que poderemos fazer para atender nosso “chamado” da melhor maneira possível  em nossa comunidade. “Como podeis falar coisas boas, sendo maus? A boca fala daquilo de que o coração está cheio.” Mt 12,34 - Esta palavra resume bem o que precisamos fazer para que em nossos grupinhos Deus esteja sempre presente. Nosso coração precisa estar em sintonia com o de Deus e para isso vamos ter que ler muito a palavra Dele e também buscar muita formação. Nosso coração precisa estar cheio de Deus para falarmos DELE!
Sabe qual a minha e a sua VOCAÇÃO (CHAMADO)???
 “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” Mc 16,15. Precisamos anunciar a boa nova – falar de Jesus às crianças e a todos que nos rodeiam! Precisamos criar recursos para que esta palavra entre nos corações de nossas crianças na certeza que Deus se encarregará de todo resto.
“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.20.Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. Mt 28,19-20 – Precisamos convencer as crianças e também os adultos a serem DISCIPULOS OBEDIENTES! Nosso tempo vai passar, um dia sairemos da frente dos grupinhos de oração e se formarmos verdadeiros cristãos em nossos grupinhos daremos continuidade na evangelização. Você já parou pra pensar que em seu grupinho de oração, ou na sua catequese podem haver crianças “vocacionadas”??? Pois muito bem, fique atento ao seu chamado, não perca tempo! Saibamos que a promessa é de que “ELE” estará conosco, SEMPRE!
 “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1,8 – Deus está conosco pela ação do Espírito Santo, Ele não nos deixa sozinhos e cheios do Espírito Santo daremos TESTEMUNHO de nossa fé. Falar com as crianças sobre a pessoa do Espírito Santo não é fácil, mas é necessário. E você sabe por que o Espírito Santo é uma pessoa? Porque Ele é um ser com emoções e vontade própria. “A nós, Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus.” 1Cor 2,10. Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redenção.” Ef 4,30. Não deixe o Espírito Santo triste: corra, busque recursos para seu grupinho ou catequese seja tão atraente quanto as coisas do mundo!
Nunca se esqueçam:“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Mt 28,19 – Tudo por amor a Jesus, em sua MEMÓRIA, em nome do “Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
E você se lembra de qual o maior mandamento de Deus a nós??
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.” Jo 15,12 – Vamos amar as  nossas crianças, nossa missão, nossa igreja.
E o que eu quero mesmo é convidá-lo a refletir que nossa missão não é apenas evangelizar, e sim nossa missão é EVANGELIZAR COM EFICIÊNCIA!
De acordo com o direcionamento nacional da RCC, o Grupinho de Oração para as Crianças do Ministério para as Crianças da Renovação Carismática Católica, deve estar inserido no Grupo de Oração da RCC,  lá está nossa missão prioritária. E o lugar do Grupo é na IGREJA. Mesmo que façamos parte do núcleo do Ministério, nossa prioridade deve ser o GRUPO DE ORAÇÃO. Lá aprenderemos a ser obedientes (Mt 28,19) e a amar mais (Jo 15,12).
Deus quer que sejamos submissos às autoridades que nos foi estabelecida por Ele. Nossos coordenadores, nossos Padres, nossa Igreja... Todos se submetam às autoridades que exercem o poder, pois não existe autoridade que não venha de Deus, e as autoridades que existem foram estabelecidas por Deus.” Rm 13,1.
Sendo assim, nunca nos esqueçamos que nosso lugar é na igreja, atendendo nosso chamado.
E como fazer para que nossa EVANGELIZAÇÃO seja mais EFICIENTE? Veja o que diz o Documento de Aparecida:
“Temos alta porcentagem de católicos sem a consciência de sua missão de ser sal e fermento no mundo, com identidade cristã fraca e vulnerável.
287. Isso constitui grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã; desafio que devemos encarar com decisão, coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre ou fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seguí-lo, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõe-se a tarefa irrenunciável de oferecer modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o quê, também dê elementos para o quem, o como e o onde se realiza. Dessa forma, assumiremos o desafio de uma nova evangelização, à qual temos sido reiteradamente convocados.
288. A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e iniciálo no discipulado. Dá-nos, também, a oportunidade de fortalecer a unidade dos três sacramentos da iniciação, e aprofundar o rico sentido deles. A iniciação cristã, propriamente falando, refere-se à primeira iniciação nos mistérios da fé, seja na forma do catecumenato batismal para os não batizados, seja na forma do catecumenato pós-batismal para os batizados não suficientemente catequisados. Esse catecumenato está intimamente unido aos sacramentos da iniciação: batismo, confirmação e eucaristia, celebrados solenemente na Vigília Pascal. Teríamos que distinguila, portanto, de outros processos catequéticos e formativos que podem ter a iniciação cristã como base.”
Para concluir divido com vocês o texto deste mesmo documento nos chamando a nossa vocação:
“Aqui está o desafio fundamental que afrontamos: mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos e missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por toda parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem  outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – o seu serviço! – que a Igreja deve oferecer às pessoas e nações.”
Então vamos ao nosso assunto desta semana: a vocação do Bispo, do Padre e do Diácono. Neste primeira semana precisamos colocar às crianças a importância de rezarmos por nossos sacerdotes. Agora é com você evangelizador,  mãos a obra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO