quinta-feira, 18 de julho de 2013

Missa do 16º Domingo Comum – 21/07/13 (sugestão)


ACOLHIDA
(Comentarista deverá estar com avental e lenço na cabeça, caracterizando faxineira)
Entrar cantarolando com a vassoura limpando: “Sai, sai pecado; Sai, sai pecado” Opa! Essa missa já vai começar, vou parar de limpar e preparar o meu coração!
A missa é o momento que temos de ouvir o próprio Jesus falar conosco. Vocês já apresentaram suas intenções. Quem aqui vai rezar pelo papai e pela mamãe??? Vamos agradecer pelas férias??? E o vovô e a vovó??? Vamos rezar por eles??? Jesus acolhe nossos pedidos! Ih! O padre chegou!!! Vamos de pé com alegria acolhê-lo?

ATO PENITENCIAL
Entra cantando: “Por hoje não vou pecar, não quero reclamar, pois o meu Deus é santo, Ele quero imitar!!!” (Chamar 3 crianças para segurar uma bola de papel de jornal de maneira que ocupe a mão e não possa fazer a atividade)
-- Vamos lá, quero ver quem vai conseguir me imitar!!!! Sem deixar cair a pedrinha e batendo a palma da mão com palma da mão.... (crianças não conseguem bater!).... Ih, ninguém conseguiu!!!
Vamos ver agora quem consegue: palma da mão na cabeça.... Ih, ninguém conseguiu este também!!!.... Vamos mais um então, vamos lá, vamos ver quem vai conseguir esse, é facinho, facinho!!!.... Com as mãos fazendo coração.... Ih... Meu Deus do Céu!!! Viram só, com as pedrinhas na mão vocês não conseguiram me imitar!!! Essas pedrinhas são como o pecado: não nos deixam imitar Jesus! Então o que temos que fazer para conseguir imitar Jesus??? Tirar as pedrinhas do pecado do nosso coração!!! Então vamos tirar essas pedrinhas do nosso coração agora e deixá-lo limpinho. (Conduzir oração de perdão!)

LITURGIA DA PALAVRA
(Levar cotonete)
Comentarista: É hora de escutarmos com atenção. Já que eu gosto de limpeza, vamos limpar nosso ouvido! Pega aí seu cotonete virtual. Muito bem! Agora bem atentos vamos escutar!!!   

EVANGELHO
Comentarista: Com alegria vamos de pé aclamar a Palavra de Deus!

MÚSICAS
Boneco de lata (Solange estará vestida de robô)
Quem me tocou?

HOMILIA
Olá, bom dia!!! Sou a dona Tarta e já tenho 150 anos. Hoje vou contar uma bela história! Há muito tempo atrás na minha floresta os animais ouviram falar que o rei leão ia nos visitar. A bicharada tratou logo de providenciar os preparativos. Dona Lulu, uma cachorrinha danada começou a varrer sua casinha, seu patinho começou a pegar as coisas sujas da água e a limpar o rio. Dona Bia, a coelhinha arrumou um quadro e pendurou na árvore. Mas Dona Joaninha é que foi um arraso! Não sossegava. Queria sua árvore bem bonita e arrumada. Voava depressa buscando alimento e enfeites e não sossegava. Dona coruja muito esperta só observava e queria um jeito de registrar todos os momentos. O grande dia chegou e o senhor leão entrou na floresta. No meio de uma clareira ele se sentou. Dona coruja olhava atenta e tirava fotos. Dona coelha sentou-se aos pés do leão. A Lulu ficou ali bem perto e o seu pato ficou a margem olhando de longe. Mas Dona Joaninha estava tão apavorada que não percebeu a presença e continuou seus afazeres. O senhor leão falou muitas coisas e deu instruções a todos os bichinhos.Quando estava se despedindo dona Joaninha chegou. Todos aproveitaram, menos Dona Joaninha!
               Vamos pensar um pouco nesta historinha... Quem mais aproveitou a sabedoria do leão? Aqueles que estavam ouvindo. A coruja que estava atenta, a cachorrinha que se deitou nos pés do leão e o pato que ficou só ouvindo. Antes de ouvir o que eles fizeram? Eles preparam para receber o leão não foi? O padre leu uma história bem semelhante! Jesus foi visitar a casa da Marta. Ela estava preocupada em arrumar tudo e Maria, sua irmã, aproveitou para sentar-se próxima de Jesus. Temos que pensar nas duas: 1- É importante sermos como Marta, precisamos cumprir nossas tarefas diárias, mas também precisamos ser como Maria que deixa tudo para escutar Jesus. Não podemos nos ater só nas tarefas, e deixar nosso tempo passar sem parar pra escutar a voz de Jesus. É preciso rezar, falar com Deus e se por a servir.


ORAÇÃO COMUNHÃO: ESCORREGADOR
Convide as crianças para irem junto ao altar - lembre-se de falar sempre antes com o Padre - lá convide-as a olhar para Jesus Eucarístico: vejam crianças como Jesus é lindo, Ele quer ficar conosco, e quem ainda não terminou a catequese pode ficar com ELE também, façam assim: coloquem a mão no coração, agora estenda-a em direção à Jesus, façam um escorregador com o braço de modo que Ele possa descer em direção ao seu coração e repitam comigo: "Jesus, eu peço com muito carinho que venha ficar comigo, vem morar no meu coração, quero muito sentir o seu amor, fica comigo! Agora vamos contar até três e quando chegarmos ao três você vai puxar o escorregador de volta ao seu coração e vai ficar quietinho e caladinho para poder ouvir o que ELE tem pra te falar e também para sentir o Seu amor... É um, é doi e três! Chiiiiii......"

Quem preparou esta linda missa?
Tia Dani e Cybele da Comunidade São Paulo
Comentarista: Roberta
Perdão: Laiz
Músicas: Boneco de lata (Solange) e Quem me tocou?
Homilia: Cybele
Oração da Comunhão: Luziane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO